Direitos e Deveres dos Alunos

Deveres do Aluno
Art. 84. São deveres do aluno:
I – Comparecer pontualmente e assiduamente ás aulas e atividades escolares usando o seu uniforme completo e portando o material necessário;
II – Responsabilizar-se pela conservação da escola, indenizando os danos causados voluntariamente ás instalações e equipamentos, como fator educativo;
III – Participar das atividades extraclasse, sujeitando-se às normas de funcionamento de cada turno;
IV – Fazer uso obrigatório da agenda, instrumento de organização pessoal, e meio de comunicação entre a escola e os pais;
V- Acatar a autoridade do diretor, professores e funcionários com respeito à urbanidade;
VI – Promover um ambiente de colaboração que possibilite o bom relacionamento entre colegas, educadores, funcionários e família;
VII – Apresentar vocabulário, asseio pessoal e conduto que satisfaçam aos princípios de respeito, higiene e educação, em relação a si mesmo, aos colegas e adultos;
VIII- Usar adequadamente o uniforme escolar completo nos dias de aula em trabalhos de campo e em outras atividades que for representar a Escola Construir.
Direitos dos Alunos
Art. 85. São direitos do aluno:
I – Receber em Igualdade de condições, a orientação necessária para realizar suas atividades escolares;
II – Expor as dificuldades encontradas nos trabalhos escolares, em qualquer disciplina, área de estudo ou atividades e solicitar aos professores atendimento adequado;
III- Usufruir de todos os benefícios de caráter recreativo ou social que a escola Construir proporciona aos alunos da série em que esteja matriculado;
IV – Frequentar a biblioteca, instalações esportivas, sala de informática, mesmo fora do horário escolar, desde que tenha permissão dos responsáveis pelas mesmas;
V – Receber após a correção todos os trabalhos, provas e testes por ele executado e ser informado dos resultados das avaliações em tempo hábil;
VI – Conhecer o presente Regimento Escolar e solicitar informações sobre o mesmo;
VII- Receber da comunidade escolar formação que contribua para o desenvolvimento integral de sua responsabilidade;
VIII – Ser recebido diariamente num ambiente limpo e acolhedor.

Regulamento Interno

Adaptação na Educação Infantil
A primeira semana de aula no ano letivo é destinada à adaptação das crianças. O horário é especial e não é permitida a presença de familiares durante o horário escolar nas salas de aula. A criança deverá ser entregue na portaria.

Horários
Educação Infantil
De 8h ás 12h (turno da manhã)
De 13h30 ás 17h30 (turno da tarde)
Ensino Fundamental
De 7h30 as 12h (turno da manhã)
DE 13h as 17h30 (turno da tarde)
Estes horários deverão ser cumpridos de forma criteriosa para não prejudicar os alunos e serviço prestados pela escola.
O Horário de funcionamento da escola é rigorosamente de 7h ás 19h.
A observação desse horário garante a seu/sua filho(a) o aproveitamento integral de toda a nossa proposta pedagógica desenvolvida para atende-lo(a).
No caso de atraso, mesmo que justificado, será enviado um bilhete para casa, para que a responsabilidade pela falta do cumprimento dessa norma seja claramente pontuada para a família.

Saída dos alunos
A criança só será entregue mediante apresentação de carteirinha ou para pessoas autorizadas pelos pais, através da agenda ou telefone.

Horário extra
Caso sua criança precise permanecer mais tempo na escola é necessário combinar esse serviço na secretaria.
Nossos funcionários são contratados de acordo com o número de alunos que permanecem na escola e, para bem cuida-los se faz necessária a organização previa.
Comunicamos também que, após as 19h nenhum funcionário permanece na escola, por tanto não trabalhamos com horário extra após as 19h.

Uniforme
O uso do uniforme completo é necessário e obrigatório, já que com ele a criança se sentirá integrada ao grupo. Além disso, ele é apropriado para as atividades nas quais o aluno irá participar. O tênis é o calçado apropriado para a segurança da criança. Em todo o material, inclusive o agasalho deve constar nome da criança. Caso a criança venha sem uniforme (mesmo com justificativa) será enviado um bilhete para casa para que a responsabilidade pela falta do cumprimento dessa norma seja claramente pontuada para a família.

Agenda
A agenda é um meio de comunicação entre pais/alunos/escola, mas não se propõe a comunicação entre as famílias. Poderá ser encaminhado através dela informações e/ou folders de empresas parceiras. Solicitamos um acompanhamento diário e assinatura dos bilhetes.

Lanche
Cada criança deverá trazer seu lanche, dentro de um merendeira, contendo sempre um copo de plástico e guardanapo de pano. O lanche também poderá ser adquirido na cantina da escola.

Aniversários na Escola
Berçário II ao 2° Período
- O aniversário do aluno deverá ser agendado na recepção da escola, onde a família receberá as informações necessárias.
- É permitido a presença da família durante o período de preparação e de realização da festa, que deverá durar no máximo 1 hora.
- O horário de preparação da festa deverá ser de 15 a 20 minutos antes do lanche e a realização da festa deverá acontecer durante o recreio da turma.
Do 1°Ano ao 5°Ano
- O aniversário do aluno deverá ser agendado na recepção da escola, onde a família receberà as informações necessárias.
- Não será permitida a presença de familiares durante a festa.
- Será utilizado o horário do recreio para a preparação (feita pela professora) e a realização da mesma.

Brinquedos
A escola não se responsabiliza pelo extravio ou danos em brinquedos e/ou joias das crianças. Não temos como sansão a reposição financeira desses objetos, mas sim a mediação do conflito.
. Berçários e materiais – a criança pode trazer brinquedos todos os dias e na rotina enviada via agenda estão marcados os dias para o trabalho diferenciado com o brinquedo da criança.
. Ensino Fundamental – as crianças não deverão trazer os brinquedos para a escola, exceto nos dias solicitados através de bilhete.

Celular
Fica proibido o uso de celular na escola.

Trabalho de Campo
Algumas vezes saímos com as crianças da escola. Porem a criança só saíra se a professora tiver em mãos a autorização devidamente assinada por pais ou responsáveis.

Faltas
Quando a criança precisar se ausentar, favor comunicar à escola.

Doenças
Crianças doentes, com febre ou qualquer tipo de indisposição não deverão permanecer na escola.

Endereço
Qualquer alteração de endereço deverá ser comunicada imediatamente a secretaria.

Reuniões
Gostaríamos de contar com a presença dos senhores pais ou responsáveis em nossas reuniões, para que haja um bom entrosamento entre escola e família

Mensalidade
A “Anuidade Escolar” será dividida em 12 parcelas, com vencimento dia primeiro, podendo ser paga em qualquer agencia bancaria. Após vencimento somente nas agências do Itaú.

Matriculas
Os alunos matriculados na nossa escola sempre tem preferência no preenchimento de vagas na renovação da matricula, porém, há um prazo estabelecido e comunicada através de circular enviada na época de renovação da matricula.

Material
de Apoio

Faça aqui o Download dos Livro Piaget e Darwin
Baixar Livro
Faça aqui o Download do Calendário Escolar 2018
Baixar Livro
Rua Vander Rodrigues de Lima, 200
Caiçara | Belo Horizonte | MG
escolaconstruir@escolaconstruir.com.br
31 3464-9075
31 97302-5979